IV ENCONTRO REGIONAL DE MULHERES TRABALHADORAS RURAIS É REALIZADO EM SÃO MARTINHO

• ENCONTRO PROMOVIDO PELO STR

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 30/10/2017 às 07:55   |   Imprimir

Com grande alegria e sucesso, a Regional Sindical Três Passos, que congrega os municípios de Barra do Guarita, Vista Gaúcha, Derrubadas, Miraguaí, Redentora, Braga, Coronel Bicaco, Campo Novo, São Martinho, Bom Progresso, Três Passos, Esperança do Sul e Crissiumal, realizou o IV Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais. O mesmo foi sediado na comunidade de Santa Lúcia, município de São Martinho, no  dia 18 de outubro contou com a presença de mais de 360 mulheres agricultoras.

O IV encontro teve como tema de palestra: O Sagrado Feminino – ministrado pelas palestrantes Amabile e Aline (de Santa Maria) e A Importância e Valorização das Comissões: Municipal, Regional e Estadual de Mulheres para o Movimento Sindical FETAG/RS – ministrada pela diretora da FETAG, Srª Lérida Pivoto Pavanelo. Além das palestras, as  participantes tiveram a oportunidade de demonstrar, aos jurados avaliadores, mesas fartas e lindas de café da manhã, uma identificação de cada grupo (confeccionado por elas mesmas) e também a caracterização (música com gestos, paródias, poesias, teatros entre outros).

A exemplo do III encontro, o encontro deste ano deixou como legado para o município de São Martinho a construção de um horto municipal, que foi construído e elaborado em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Agricultura, bem como a Emater do município anfitrião do IV Encontro. As mudas plantadas no horto estão à disposição de todos os munícipes de São Martinho.

A Regional Sindical Três Passos agradece, de forma carinhosa, às mulheres participantes, sem a presença delas este encontro não teria o mesmo o brilho e sucesso que teve. O Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, a partir desta edição, está previsto para ocorrer de dois em dois anos.