AGROINDÚSTRIA POLVILHO FLOR DA SERRA RENOVA ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO.

• A EQUIPE DA EMATER ACOMPANHA A AGROINDÚSTRIA COM ORIENTAÇÕES

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 15/10/2018 às 09:14   |   Imprimir

No dia 01 de outubro, foi entregue o alvará de funcionamento da Agroindústria de Polvilho Flor da Serra, de propriedade de Nori Jorge Thomé e Clarisse Muller Thomé.

Situada na localidade Flor da Serra, no interior do município de São Martinho, a mesma iniciou suas atividades de modo informal no ano de 2000, oficializou sua legalização em 2017 e, pelo segundo ano, está renovando seu alvará de funcionamento. Cadastrada no Programa Estadual de Agroindústria Familiar através do número 28.095/15 e também com autorização do uso do Selo Sabor Gaúcho, a agroindústria está inserida no mercado regional com a venda de Polvilho Azedo, processando, em sua estrutura de 126m², a quantia de 88 toneladas de mandioca por ano.

A equipe do Escritório Municipal da EMATER realiza o acompanhamento da agroindústria, através de orientações e encaminhamento para cursos no Centro de Treinamento de Bom Progresso (CETREB), onde Clarisse realizou o curso de Boas Práticas de Fabricação, requisito necessário para abertura e legalização de agroindústrias.

O objetivo da família é melhorar os processos de produção já existentes, diminuindo a penosidade do trabalho e otimizando  o tempo dispensado para a fabricação do produto, assim como, inserir o polvilho azedo no Programa Nacional de Merenda Escolar (PNAE) no ano de 2019.

Atualmente estão trabalhando na agroindústria Nori e Clarisse e há a possibilidade de sucessão rural por parte de um dos filhos. O casal está satisfeito com a atividade produtiva da propriedade, pois além de gostarem de trabalhar nesse ramo, o mesmo proporciona uma renda significativa para a família. O produto oriundo da agroindústria familiar tem grande aceitação em São Martinho e região.