Campanha MÁSCARA ROXA é lançada no Município de São Martinho

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS de São Martinho juntamente com a Farmácia Hunhoff, Farmácia Central e Farmácia Viva Bem aderiram ao estado do RS à campanha FARMÁCIA AMIGA DAS MULHERES!!

Mulheres VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA poderão denunciar casos de agressões nas farmácias que tiverem o selo “FARMÁCIA AMIGA DAS MULHERES”.

Ao chegar à farmácia, a mulher deve pedir “A MÁSCARA ROXA”, que é uma “SENHA” para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

O lançamento da Campanha Máscara Roxa, que permite às mulheres vítimas de violência doméstica denunciarem seus agressores em farmácias, ocorreu na manhã de hoje, 03/09/2020 às 9h30 no CRAS de São Martinho.

A campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídio no estado durante o período de isolamento, decorrente da pandemia do corona vírus. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. E no município de São Martinho no ano de 2019 tivemos 02 casos de registro de violência e este ano já chegamos em 12 casos, um aumento estarrecedor no registro de violência contra o feminino (dados do CRAS).

Agradecemos a adesão das Farmácias parceiras e ficamos a disposição demais interessados.