MOSTRA DO EdPopSUS II

• MOSTRA DE EDUCAÇÃO POPULAR SUS II

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 25/09/2017 às 08:25   |   Imprimir

Foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho, no dia 15 de setembro de 2017, a Mostra de Educação Popular SUS II. Estiveram presentes os Educandos, Educadores, Prefeitos de São Martinho e Coronel Barros, Vereadores de São Martinho e Crissiumal, Secretários (as) Municipais de Saúde ou seus representantes dos municípios de Sede Nova, Coronel Barros, Nova Ramada, São Valério do Sul, Crissiumal e São Martinho. Também participaram os educandos da edição anterior do EdPopSUS de São Martinho, Humaitá, Crissiumal e Sede Nova,  comunidade em geral  e muitos atores do território que participaram dos encontros através de oficinas e rodas de conversas, somando um total de mais de 150 pessoas. Foram expostos todos os trabalhos realizados durante o curso, bem como os materiais pedagógicos do mesmo.

Durante o evento aconteceram diversas manifestações artísticas de atores envolvidos no desenvolvimento do curso e apresentações artísticas de outras entidades. Destacou-se a importância dos processos de aprendizagem da Educação Popular estarem mais próximos possíveis da realidade dos educandos e educadores, pois a linguagem é determinante para o bom desenvolvimento das construções. A inserção dos atores nos territórios, bem como nos espaços de gestão/atenção (equipes) é de fundamental importância. Em nossa região temos muitas potencialidades, pois muitos atores já estão inseridos neste processo. A inserção destes atores nos espaços de construção de políticas de saúde e de planejamento dos processos/fluxos de trabalho é de fundamental importância, pois estão em diferentes territórios. Estes espaços são de disputa e de concretização dos interesses de quem se envolve nas construções, sendo assim é importante a continuidade destas rodas de conversas e buscar cada vez mais parceiros para o fortalecimento deste jeito/processo de fazer saúde construído pela Educação Popular.