NOVEMBRO AZUL

• PALESTRA PARA ALERTAR SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 21/11/2017 às 08:23   |   Imprimir

No dia 09 de novembro foi realizada a palestra, “Saúde do Homem: Além da Próstata”, na Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho. O médico Dr. Gabriel Aquiles Zanatta foi quem ministrou a conversa destinada aos homens da comunidade. Falou sobre a saúde do homem como um todo, alertando sobre a necessidade de informação, realização de exame e outras formas de prevenção.

Novembro Azul é o mês dedicado à população masculina, com o objetivo de intensificar a campanha de alerta em relação ao câncer de próstata. Recomenda-se que homens a partir dos 50 anos façam o exame a cada ano. Já àqueles que têm histórico familiar ou sintomas relacionados à próstata, a recomendação é que o exame seja realizado periodicamente.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Mundialmente é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. No entanto, outras doenças também podem ser diagnosticadas com a realização do exame.

Para tanto, o Novembro Azul é o mês em que a saúde do homem está em evidência e a campanha visa conscientizar a população masculina para que busque, junto aos profissionais de saúde, as informações necessárias para evitar que o câncer de próstata continue causando tantas vítimas.