História do Município

  • Publicado em: 18/08/2017 às 11:29   |   Imprimir

A história começa no ano de 1920, com a chegada de famílias luso-brasileiras que se instalaram no município, ou seja, no interior do mesmo, mas sabe-se que todo o município já estava sendo povoado por famílias denominadas caboclas que contribuíram para o povoamento de São Martinho.  Se preocupavam apenas com a sobrevivência desmatando e extraindo a erva-mate nativa. 

Aos poucos, esses caboclos foram abandonando suas terras ou expulsos de suas propriedades para dar lugar aos novos colonizadores que começavam a chegar a este local. 

Em meados de 1935, o lugar tornou-se conhecido quando foi concluído o estradão que ligou São Martinho, que era conhecido como Vila Nova da Serra a Boa Vista do Buricá. 

Os primeiros imigrantes que aportaram a esta terra, eram, na sua maioria, de origem germânica. 

Em meados de 1939 a 1940, grande número de colonos começaram a chegar a estas terras, sendo atraídos pelos aspectos geográficos, terrenos pouco acidentados, solo fértil, terra barata e fácil de trabalhar, pouco mato, em sua maioria macega, onde na época, ainda viviam grandes bandos de macacos, antas e veados. 

A Emancipação do Município foi no ano de 1963, após a realização do plebiscito, criado em 27 de novembro de 1963. 

Sua denominação atual, originou-se do Padroeiro "São Martinho", que foi um célebre bispo da Igreja Católica que viveu na França. 

O muniícipio de São Martinho é conhecido como a Cidade das Flores.