FORMAÇÃO CONTINUADA

  • FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 10/07/2017 às 08:11   |   Imprimir

                 Nos dias 21 e 28 de junho, os Educadores da Rede Municipal de Ensino de São Martinho participaram de mais uma etapa da Formação Continuada. Na ocasião, o Professor Rudinei, da SETREM de Três de Maio, trabalhou sobre Ética e Disciplina.

                  A escola é um ambiente propício para o exercício e aprendizagem da ética. Os educadores desempenham papel fundamental no que se refere à ética na escola. A educação em valores se desenvolve na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas escolas, nas manifestações culturais, nos movimentos e organizações sociais. É uma questão fundamental da sociedade atual, imersa numa rede complexa de situações e fenômenos que exigem a cada dia, intervenções sistemáticas e planejadas dos profissionais da rede escolar.

                 Se a escola deixar de cumprir o seu papel de educador em valores, o sistema de referência ético de seus alunos, estará limitado à convivência humana, que pode ser rico, em se tratando de vivências pessoais, mas pode estar também carregado de desvios de postura, atitude, comportamento ou conduta. E mais, quando os valores não são formais ou sistematicamente ensinados, podem ser encarados pelos educandos como simples conceitos abstratos ou ideias, principalmente para aqueles que não os vivenciam, sejam por simulações de práticas sociais ou vivenciados no cotidiano.

                  Como ninguém nasce cidadão, a ideia de participação social precisa ser permanentemente construída. Há vários caminhos para ensinar normas, valores e atitudes passíveis de (re)organizar as relações para uma convivência justa. O trabalho educacional que mobiliza conteúdos atitudinais precisa estar nas ações cotidianas e fazer parte dos objetivos de aprendizagem. Diversas atividades pedagógicas levam a reflexões e ao entendimento crítico dos eventos que ocupam e preocupam a vida de todos nós.

                  Ao professor cabe lembrar que, uma das tarefas mais difíceis, é manter a disciplina em sala de aula. Cada aluno tem um interesse diferente e nem todos desejam realmente entrar em contato com o conteúdo, perturbando os demais que querem aprender. Por outro lado, nem tudo está perdido: existem formas de manter a disciplina, desde que isso seja feito com cuidado e atenção por parte do docente.

                É preciso estar ciente de que, se a disciplina em sala de aula for construída numa parceria entre aluno e educador, as aulas renderão muito mais!