Notícias
Reunião para Seleção de Beneficiários do Programa Operação Terra Forte
A reunião contou com a participação de 23 membros do conselho agropecuário para tratar da Seleção dos Beneficiários do Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha – Operação Terra Forte.
- Publicado em 31/10/2025 às 12:21
- Imprimir
29/10/2025, 19h, auditório do STR.
A reunião contou com a participação de 23 membros do conselho agropecuário para tratar da Seleção dos Beneficiários do Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha – Operação Terra Forte, instituído pela Lei Estadual nº 16.308/2025 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 58.340/2025, no município.
O programa é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Emater/RS-Ascar, e tem como objetivo a recuperação produtiva, ambiental e social das unidades de produção familiar (UPFs), fortalecendo a resiliência climática e a sustentabilidade da agricultura familiar gaúcha.
Os extensionistas Alex Samir Pess Berlezzi e Mariane Malgarin apresentaram aos conselheiros o escopo, objetivo e os eixos do Programa, os critérios de habilitação e as diretrizes de seleção, previstos no Manual Operativo. Na sequência, informaram o número de vagas destinadas ao município de São Martinho sendo: 22 vagas para beneficiários titulares e 5 suplentes, conforme definição do Decreto nº 58.340/2025.
Foi apresentada pela equipe da Emater/RS-Ascar o número total de candidatos inscritos: 93. Do total de inscritos, 82 candidatos foram habilitados e 11 não foram habilitados de acordo com artigo sexto do Decreto nº 58.340/2025 que regulamenta o programa. Após conferência e esclarecimentos, os conselheiros prosseguiram à etapa de avaliação dos inscritos habilitados para a seleção dos beneficiários, observando as diretrizes do Programa, conforme segue:
- Necessidade de recuperação de solo na matriz produtiva;
- Protagonismo jovem na gestão da atividade produtiva;
- Protagonismo feminino na gestão da atividade produtiva;
- Residência da família no estabelecimento da UPF;
- Disposição do beneficiário para adoção de tecnologias, o compromisso de execução das recomendações da assistência técnica e a ciência da necessidade de contrapartidas, bem como a disponibilização da unidade em servir como referência para difusão de tecnologia;
- Distribuição territorial descentralizada no município.
Após análise das inscrições habilitadas, os conselheiros deliberaram sobre a distribuição das vagas entre as atividades produtivas locais, considerando sua relevância socioeconômica e o potencial de difusão tecnológica no município:
Atividade produtiva: Nº inscritos habilitados: Vagas destinadas:
GRÃO 40 7
PECUÁRIA DE CORTE 4 1
PECUÁRIA DE LEITE 33 10
OLERICULTURA 2 2
FRUTICULTURA 2 2
Com base nas deliberações acima, o Conselho aprovou a relação dos beneficiários titulares e suplentes, distribuídos nas três etapas de execução do Programa instituídas no Decreto 58.340 de 2025, conforme segue:
TITULARES
GILVANO SCHEID – LAJEADO TABORDA
DERLI JOSE ZWIRTES – LINHA GLÓRIA
MANOEL EUGÊNIO HENKES – SÃO SEBASTIÃO
FERNANDO LUIZ KERBER – LINHA MINEIRO
CARLOS HENRIQUE FRITZEN – BARRA FUNDA
ELTON LUIS EICHOFF – SÃO FRANCISCO
DILCEU RENATO BOLL – FLOR DA SERRA
ROQUE VILMAR DOS SANTOS – LAJEADO DAS CANAS
ADEMAR HANAUER – ESQUINA WACHTER
MAURI JOSE KRONBAUER – SÃO LUIZ
JOEL MARCOS LEAL – LAJEADO DO MEIO
MAYKOL AUGUSTO FOLETTO – LAJEADO DO MEIO
CLEUNICE WINCH FRITZEN – BOM SOSSEGO
SERGIO PEDRO BLASI – SÃO SEBASTIÃO
MARLENE BERNADETE JUNG LINK – LINHA FOLLMANN
MARIA LUCIA LUDWIG – LINHA FOLLMANN
JOÃO CARLOS GEHLEN – LAJEADO DAS CANAS
ELTO ZARO – SANTA LUCIA
MARIA ELISABETE PAUVELS – LINHA FLORESTA
ANDERSON VICENTE VAGGI – ESQUINA APPEL
MARCOS TENGATEN – ESQUINA SCHMIDT
MAURI BLATI – LINHA FLORESTA
SUPLENTES:
MAICOL WEIZENMANN – LAJEADO TABORDA
CLAUDIO HARTMANN – ESQUINA THOMAS
AGADA HENKES – FLOR DA SERRA
LUIS CARLOS HENSEL – LINHA FLORESTA
VALMIR BUTTINGER – ESQUINA APPEL
O Conselho deliberou pela publicação da lista dos beneficiários selecionados no mural da Prefeitura Municipal e em outros meios públicos locais, pelo prazo de cinco (5) dias úteis, para conhecimento da população e apresentação de eventuais recursos.
Não havendo contestações no período previsto, a listagem que consta nesta ata homologa os beneficiários selecionados.