14º GRUPO DAS GESTANTES

  • ENCONTROS COM AS GESTANTES " AMPARO MATERNA - ORIENTANDO PARA CUIDAR

    Assunto: Assistência Social  |   Publicado em: 12/04/2019 às 09:57   |   Imprimir

              Teve início na tarde do dia 04 de abril, nas dependências do CRAS de São Martinho, o 14° Grupo de Gestantes “Amparo Materna - Orientando para Cuidar”. Este Projeto vem sendo desenvolvido, em parceria, pelas Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social/CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.

O Grupo tem por objetivo orientar, ensinar, encorajar e dar suporte às Gestantes e suas famílias, nesse momento especial, que é a chegada de um bebê.

Os trabalhos são realizados por uma equipe multiprofissional de ambas as secretarias, o que garante o sucesso de cada grupo. Os encontros acontecem uma vez por semana, nas dependências do CRAS e têm duração de dois meses e meio, sendo que o encerramento está previsto para o mês de junho.

A parceria entre as Secretarias “Saúde e Assistência Social” oportunizam aos participantes momentos de troca de experiências, alongamento físico e explanação de diversos assuntos tais como:

            - Vínculos Afetivos;

             - A Importância do Pai no processo de Parturição e na constituição de vínculos;

           - Desenvolvimento da Gestação;

           - Cuidado/ Preparo das Mamas e Aleitamento Materno;

           - Cuidados com o Recém- Nascido e Esquema Vacinal;

            - Cuidados Dentários durante a Gestação e Prevenção da Dentição da Criança;

            - Hábitos Alimentares e Incentivos ao Aleitamento Materno;

            - A Saúde Física da Gestante;

            - Uso Racional de Medicamentos durante a Gestação;

            - Importância do Pré-Natal e Tipos de Parto.

 Durante os encontros são confeccionadas lembrancinhas e enxoval básico para o bebê, com auxílio de uma oficineira. Também é oferecido um lanche, supervisionado por nutricionista.

O trabalho é acompanhado pela equipe do Serviço de Proteção Integral a Família- PAIF. A busca ativa das gestantes se dá pelo CADÚNICO e pelos AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE das duas Estratégias de Saúde da Família: Azaléia e Orquídea, além de divulgação em rádio e jornal.