Assinado convênio do Microcrédito entre o Município e Estado

• O Programa Gaúcho de Microcrédito é direcionado para micro e pequenos empreendimentos localizados no estado

Assunto: Indústria  |   Publicado em: 04/09/2015 às 10:22   |   Imprimir

O convênio foi assinado no dia 28 de agosto na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em Porto Alegre. Presentes na ocasião o Vice-Prefeito Beno Ritter, Secretário da Indústria e Comércio Atílio Gschneitner, Assessor Jurídico Vanderlei Steiger e coordenador do Microcrédito Gaúcho Alexandre Tigre.

O Programa Gaúcho de Microcrédito, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Banrisul, Cresol, Banco do Brasil, Instituições de Microcrédito, SEBRAE, Prefeituras Municipais e demais parceiros, já emprestou R$ 581 milhões de reais para 110 mil microempreendedores em 467 municípios parceiros ao Programa e uma rede de 45 Instituições de Microcrédito Conveniadas, com 142 pontos de atendimento.

O Programa Gaúcho de Microcrédito é direcionado para micro e pequenos empreendimentos localizados no Rio Grande do Sul com o objetivo de estimular ações empreendedoras como alternativa de crédito para as pessoas físicas e jurídicas do setor formal e informal que desejam abrir, ampliar ou obter capital de giro para um pequeno negócio e não têm acesso ao sistema bancário, utilizando metodologia baseada no relacionamento direto com os empreendedores no local onde é executada a atividade econômica, de acordo com o PNMPO (Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado).

Os valores do microcrédito variam de R$ 100,00 a R$ 15.000,00, com prazos de até 24 meses e toda a operacionalização, solicitação e encaminhamento de propostas de operações de microcrédito são feitas e conduzidas pelas Instituições de Microcrédito conveniadas ao Programa Gaúcho de Microcrédito. As Agências do Banrisul não realizam propostas para essa modalidade de financiamento. Informações sobre o Programa junto a Secretaria da Indústria e Comércio ou pelo fone: 3533.1160.