SÃO MARTINHO DÁ SEQUÊNCIA AO PROJETO “ SER JOVEM RURAL”

• O PROJETO TEM O APOIO DA EMATER, STR, SICREDI E SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 10/08/2018 às 09:49   |   Imprimir

No dia 26 de julho, à noite, ocorreu a segunda etapa do Projeto “Ser Jovem Rural”, na Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho. Com a presença de pais e filhos agricultores, foram debatidos assuntos referentes à importância do diálogo entre a família, a valorização das origens, a gestão emocional de cada indivíduo e a influência que o poder da mente e da palavra tem sobre as decisões tomadas dentro do empreendimento rural.

As palestras foram ministradas pelo Padre Rudinei da Rosa, com o tema: “Qual é a tua obra?” e a Professora Doutora Luciane Sippert, sobre: “O sucesso é ser feliz: a alegria de viver no campo”. O projeto que iniciou em abril deste ano, foi desenvolvido em parceria: EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal de Agricultura e SICREDI, tendo como objetivo incentivar a permanência dos jovens nas propriedades rurais e, ainda, buscar meios que permitam o reingresso destes, mostrando que é possível ter qualidade de vida, renda e empreendedorismo no campo.

O público que compareceu ao evento teve a oportunidade de refletir sobre o próprio comportamento frente às dificuldades enfrentadas no relacionamento familiar, as intempéries do dia a dia no campo e a importância do respeito entre pais e filhos na tomada de decisões, tanto para o empreendimento, quanto para a vida. Ressaltou-se durante as palestras, quão significativo é os pais entenderem os anseios dos filhos e os filhos compreenderem que os pais não são super-heróis, que, na ânsia de prezar pela dignidade dos filhos, tomam decisões que, muitas vezes, entram em contrariedade, podendo até gerar conflitos.

O projeto terá sequência com ações continuadas, organizadas pelo comitê gestor,  formado por jovens, pais e as entidades parceiras. Para as próximas atividades a serem desenvolvidas, serão incluídas novas ideias,  indo de encontro ao que foi demandado pelos participantes dos eventos já realizados e o que se acredita ser necessário, para permitir que haja no futuro, um rural produtivo e com pessoas engajadas na melhoria da qualidade de vida.