Seminário: A Cor da Cultura

• tratou sobre o Dia Nacional da Consciência Negra

Assunto: Educação  |   Publicado em: 02/12/2015 às 08:45   |   Imprimir

As práticas racistas ainda podem ser percebidas no dia a dia das sociedades, nas famílias, nas escolas, no trabalho e na mídia, por exemplo. Mesmo superado o pensamento da existência de várias raças biológicas, em detrimento de uma única raça humana com variantes genéticas, os resquícios da ideologia do racismo ainda persistem. E a cor da pele faz parte de poder fomentadas por processo de inclusão e exclusão.

No entanto, as práticas racistas no Brasil de certa forma, ainda seriam mais explícitas nas piadas, nos ditos populares e nas brincadeiras de cunho social.

Então em sintonia com o movimento negro internacional a consciência negra brasileira foi propagada por ações de diversos grupos e coletivos em todo o país, desde a década de 1970. Deu origem ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, incluído no calendário escolar do Brasil através da Lei Federal nº 10639/2003, para se refletir sobre o desenvolvimento integral do país, incluído cidadãos negros e cidadãs negras.

Foi pensando neste dia que a Escola M. E. F. Pe. Antonio Michels realizou na última quarta – feira dia 25/11/2015 o seminário: “A cor da Cultura”. O tema foi trabalhado em sala de aula e culminou com a apresentação teatral: A Lenda do Negrinho do Pastoreio, Maquetes do Navio Negreiro, trabalho Nelson Mandela e o Racismo nas Redes Sociais, dança com ritmos africanos. Com certeza foi uma manhã de estudo, muito conhecimento e aprendizagem.

A Direção agradece aos organizadores, professores e funcionários pelo belíssimo trabalho (seminário) apresentado. Também agradecem aos alunos pelo desempenho, dedicação e esforço de cada um.