PLANO ESTRATÉGICO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO

• SECRETARIA DE EDUCAÇÃO IMPLEMENTA PLANO ESTRATÉGICO

Assunto: Educação  |   Publicado em: 26/02/2018 às 11:39   |   Imprimir

Ao priorizar uma educação básica de qualidade, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Empresa Gestar Consultoria e Assessoria, através da Professora Adriane Spohr, realizaram, no dia 14 de fevereiro, o lançamento do Planejamento Estratégico  como ferramenta  de gestão educacional, objetivando a melhoria da qualidade de ensino. Na oportunidade,  participaram os servidores envolvidos com a educação da rede municipal de ensino do município de São Martinho.

O planejamento estratégico tem como premissa básica a gestão compartilhada, corresponsabilizando a comunidade escolar e envolvendo-a nas mais diversas questões do dia-a-dia. É imprescindível investir no planejamento, construído de forma democrática e participativa, visando garantir o direito de aprender em sua plenitude. E ainda, é importante estruturar o currículo escolar com bons conteúdos, tendo como foco a formação cidadã, sem comprometer o que já foi positivamente realizado.

Pode-se considerar oportunas as palavras de Celso Antunes: “...a transformação de uma escola comum em uma escola de excelente qualidade não envolve despesas ou sacrifícios, mas a sólida e coerente vontade de uma equipe, amparada por uma meta significativa.”

Sob este enfoque, a rede municipal de ensino de São Martinho iniciou, no dia 19 de fevereiro, as suas atividades escolares, com os alunos, acreditando que é possível desenvolver uma educação de qualidade. Envolver a comunidade escolar no processo educacional e  assumir o compromisso de promover diversidade de situações de aprendizagem são considerações importantes para os profissionais da área de educação.