FORMAÇÃO PARA PROFESSORES SOBRE A BNCC

• A BNCC SERÁ ELABORADA COM TODOS OS SEGMENTOS ESCOLARES

Assunto: Educação  |   Publicado em: 20/08/2018 às 08:13   |   Imprimir

Nos dias 06 e 07 de agosto, os professores do município de São Martinho, estiveram  reunidos, no Auditório da Escola Estadual de Educação Básica São Martinho, para uma Formação Continuada sobre a BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Participaram da formação os professores da E.M.E.F. Padre Antonio Michels, E.M.E.F. José Pedro Schimith, E.M.E.I.  Tia Mercedes, E.E.E.B. São Martinho, E.E.E.F. Monteiro Lobato e da Escola Especial Cantinho do Amor/APAE.

A formação foi ministrada pela Consultoria Educação e Ação, de Giruá, através das  professoras Loiva Spier e Ana Cristina. No primeiro dia, com o tema: “Um debate aberto: uma reflexão necessária”, os professores tiveram uma explanação sobre a Base Nacional Comum Curricular, sendo este, um documento que determina as Competências Gerais, as habilidades e aprendizagens que farão parte dos currículos das escolas de todo o país. A BNCC é uma Resolução Normativa obrigatória, a qual abre espaço para a inserção de conteúdos locais, dando liberdade para o trabalho com temas de relevância social e cultural, com características locais na sua implementação, visando a redução das desigualdades de aprendizagens no país e garantindo o direito de aprendizagem para todos.  O foco é o desenvolvimento das 10 Competências Gerais, das Competências Específicas de cada Área do Conhecimento e dos Objetivos de Aprendizagem da Educação Infantil.

Num segundo momento, foram dadas as diretrizes para se pensar em um novo currículo, sendo este o caminho que iremos percorrer para a concretização daquilo que a BNCC propõe. O currículo é um elemento indissociável da Proposta Pedagógica da escola. Foram também abordados temas relacionados às Teorias de Aprendizagem, Avaliação e por fim, a possibilidade de se construir um Referencial Municipal de Educação para o município de São Martinho. Propõem-se que seja discutido coletivamente com todos os segmentos envolvidos com a Educação, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular. O mesmo será elaborado  neste ano e entrará em vigência no próximo ano, após ser aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.