Ações Educativas por uma alimentação saudável e adequada nas escolas

A estagiária Letícia Ritter, do curso de Nutrição, da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, juntamente com a sua Supervisora, Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de São Martinho, Samara Saggin, realizaram ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com os alunos e pais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antonio Michels, de São Martinho – RS.
Além das ações de EAN, durante o período de agosto a setembro, a estagiária e a Nutricionista Supervisora realizaram avaliação nutricional dos alunos da pré-escola do período integral e também testes de aceitabilidade da merenda escolar ofertada para os alunos.
As ações de EAN foram realizadas com o objetivo de incentivar as crianças ao consumo da merenda escolar ofertada na escola, bem como orientar os alunos, professores e pais sobre a importância do consumo de alimentos “in natura” e minimamente processados, e também sobre os malefícios do consumo excessivo de alimentos ultra processados, tanto no ambiente escolar quanto no familiar.
As ações de EAN são estratégias que servem para promover saúde em todas as faixas etárias, neste caso, que auxilia aos escolares a uma adoção voluntária de escolhas alimentares saudáveis, podendo modificar e melhorar os hábitos alimentares em médio e a longo prazo.
Os testes de aceitabilidade foram realizados com o objetivo de verificar a aceitação dos alunos em relação ao prato de arroz doce e de escondidinho de mandioca, sendo possíveis preparações novas a serem inseridas no cardápio, se encontrados resultados positivos ao final do teste.
Para finalizar as atividades, a estagiária e a Nutricionista, elaboraram folders educativos para os pais dos alunos, com informações referentes à alimentação saudável e à merenda escolar.