CMES DA REGIONAL AMUCELEIRO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE REFERÊNCIA MUNICIPAL

• PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO REPRESENTARAM A AMUCELEIRO

Assunto: Educação  |   Publicado em: 28/09/2018 às 10:45   |   Imprimir

Os Conselhos Municipais de Educação – CMEs de Bom Progresso, Barra do Guarita, Braga, Campo Novo, São Martinho, Santo Augusto, Humaitá, Tenente Portela e Três Passos representaram a Regional AMUCELEIRO no IX Encontro Estadual da UNCME RS  que abordou o tema : “Para além da BNCC : Currículo de referência dos municípios e o papel dos Conselhos Municipais de Educação na sua Implementação”.

O evento realizado nos dias 18 e 19 de setembro do corrente ano, na UNISINOS, em São Leopoldo, contou com os parceiros da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul – UNCME RS:  União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação -UNDIME, Associação Brasileira dos Municípios - ABM, Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul - TCE RS, Promotoria Regional de Educação, UNCME Nacional e Conselho Estadual de Educação – CEED RS. Participaram do Encontro, Secretários Municipais de Educação, Coordenadores e Supervisores das Secretarias Municipais de Educação e Conselheiros Municipais de Educação  do Rio Grande do Sul. Foram abordados os temas : Conjuntura Nacional da Educação Brasileira  - Prof. Dr. Juca Gil -UFRGS ; Atribuição dos CMEs frente a implementação da BNCC - Professor Francisco Aparecido Cordão – Titular da Cadeira nº 28 da Academia Paulista de Educação e presidente da Consultoria Educacional Peabriu Ltda. ;  BNCC e os Currículos – Prof.Dra Maria Cláudia Dal’lgna e Sr.Hudson Feitosa – IHU- Instituto Humanitas UNISINOS; Articulação do Regime de colaboração dos Conselhos Municipais de Educação -  Conselheiros Sr.Hudson Feitosa –UNCME SE. No dia 19 aconteceu o “Momento UNCME RS”, com a aprovação da Carta de São Leopoldo e prestação de contas da entidade.

O evento subsidiou os colegiados para a aprovação do Currículo de Referência de todos os municípios gaúchos que possuem Sistema Municipal de Ensino, sob as determinações da   Resolução CNE/CP nº 2/2017, que aprova a “Base Nacional Comum BNCC” e “Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica”.