SÃO MARTINHO PARTICIPA DA CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE CULTURA

Na próxima quarta-feira, dia 06 de dezembro, Santo Augusto sediará a Conferência Intermunicipal de Cultura da Região Celeiro – Circe 2023. O evento terá início às 8h e reunirá agentes culturais e gestores de Braga, Coronel Bicaco, Crissiumal, Esperança do Sul, Humaitá, Inhacorá, Miraguaí, Redentora, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Três Passos e Vista Gaúcha, com o objetivo de discutir o tema “Democracia e Direitos à Cultura”.
A Conferência acontecerá no Auditório da Sicredi de Santo Augusto, onde serão eleitos delegados(as) para a 6ª Conferência Estadual de Cultura, que ocorrerá em Porto Alegre, nos dias 25 e 26 de janeiro de 2024.
Pode se candidatar como delegado da conferência o participante que comprovar ser morador de um dos municípios participantes há pelo menos 06 (seis) meses, bem como ter comprovada atuação cultural nas artes cênicas, artes plásticas, artesanato, audiovisual, circo, cultura popular, dança, fotografia, pintura, literatura, mídias, cultura tradicionalista, música ou patrimônio cultural, economia criativa e/ou na cadeia produtiva da cultura.
“A Conferência Intermunicipal de Cultura da Região Celeiro representa um importante espaço de diálogo e troca de experiências. Neste encontro, vamos debater em conjunto com os municípios da região, assuntos de interesse dos agentes culturais que vão desde a democratização do acesso à cultura às várias formas de fomento às produções culturais, por isso é importante sua participação” ressalta o professor Renato Pereira, Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Santo Augusto.
O tema escolhido “Democracia e Direitos à Cultura” tem a intenção de discutir formas de garantia ao acesso à cultura de forma democrática e inclusiva, fortalecendo os municípios participantes.
“Espera-se que este evento possa ser o primeiro de muitos que possam fortalecer o cenário cultural da região”, ressalta a professora Dorotéa Schaeffer, Secretária de Cultura, Turismo e Esporte de Santo Augusto.