Estado deve quitar dívidas com Hospitais Filantrópicos

  • Presidente da Comissão Intervencionista do Hospital São Gregório Roque Unser participou da cerimônia de assinatura do acordo financeiro

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 04/10/2015 às 09:11   |   Imprimir

O Presidente da Comissão Intervencionista do Hospital São Gregório de São Martinho, Sr Roque Unser esteve participando no dia 30 de setembro no Palácio Piratini em Porto Alegre, da cerimônia de assinatura do acordo financeiro que garantirá o pagamento de repasses atrasados aos Hospitais Filantrópicos e Santas Casas de todo o Rio Grande do Sul. Presentes no evento o Governador do Estado José Ivo Sartori, o Secretário de Saúde João Gabbardo dos Reis, parlamentares, prefeitos, representantes de instituições e assessores.

 

Conforme o acordo firmado com o Piratini, as instituições hospitalares terão a possibilidade de contratar, junto a instituições bancárias, financiamentos até o total de seus respectivos valores a receber, com os mesmos patamares de juros praticados pelo Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados (Funafir). O crédito será pago em 36 meses, de janeiro de 2016 a dezembro de 2018, e a Secretaria Estadual da Saúde (SES) compromete-se a repassar os valores das parcelas às instituições hospitalares.

 

Dados da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, apontam que 73% do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado são realizados nessas instituições. No total, serão beneficiados 180 hospitais filantrópicos, com verba aproximada de R$ 300 milhões.

 

Em relação ao montante da dívida em São Martinho, o Hospital São Gregório tem cerca de R$ 302 mil de créditos referente a 2015 para receber.