MUNICÍPIO DE SÃO MARTINHO ESTÁ ENTRE OS SETE MUNICÍPIOS SELECIONADOS PARA A ‘’1ª MOSTRA SAÚDE COM AGENTE’’

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 03/11/2023 às 07:05   |   Imprimir

O município de São Martinho está entre os sete municípios do Rio Grande do Sul selecionados para a ‘’1ª Mostra Saúde com Agente - Experiências de integração de ACE e ACS nos territórios’’. O projeto selecionado é ‘’Dengue na minha escola não entra’’ e será apresentado nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023, em Brasília.

Optou-se pela realização desse projeto em virtude do primeiro surto de dengue em 2022 e o alto índice de infestação que se apresenta o município de São Martinho/RS. O projeto teve início pelo 2ª ano B do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antonio Michels, com a apresentação de palestra, falando sobre o mosquito Aedes aegypti e o mal que ele causa à nossa saúde, explicando como é a forma de transmissão, sintomas e as formas de prevenção da doença. Foi também realizado o jogo de tabuleiro sobre dicas de como combater o mosquito. O projeto terá continuidade no decorrer do ano de 2024 nas demais séries do ensino fundamental da escola.
O projeto foi desenvolvido pela Vigilância Ambiental em Saúde, através do Agente de Combate a Endemias Andréia Teresinha Fucilini, juntamente com a Atenção Básica através da Agente Comunitário de Saúde Georgia Dornelles Dill e tendo como coautora, Rejani Delaflora Guth.
O projeto fez parte das atividades práticas das disciplinas de números 10 e 21 do curso técnico ‘’Saúde com Agente’’, uma parceria com o Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).