NAAB/Oficina Terapêutica oferecem cursos à comunidade

  • cursos de Artesanato de Bonecos de Pano e Saneamento Básico Rural

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 08/10/2015 às 09:19   |   Imprimir

A Secretaria de Saúde através do NAAB e da Oficina Terapêutica e em parceria com o Sindicato Rural de São Martinho e Senar/RS formaram parceria para a realização dos cursos de artesanato de Bonecos de Pano e de Saneamento Básico Rural para a comunidade são-martinhense.

Os cursos foram realizados nas dependências do NAAB/Oficina Terapêutica. O curso de Artesanato foi realizado durante os dias 29 de setembro a 02 de outubro sob a orientação da instrutora do Senar Vera Lúcia Lazzari. Durante o curso, as participantes aprenderam noções básicas de costura; preparação e confecção dos moldes; recorte dos moldes; vestuário para bonecos; costura e pintura de peças; montagem dos bonecos, decoração e utilização dos bonecos, aspectos de comercialização, preservação do meio ambiente, higiene e segurança no trabalho.

Já o curso de Saneamento Básico Rural ocorreu nos dias 06 e 07 de outubro sob a orientação do instrutor do Senar Vilson Machado Rodrigues, que durante o curso abordou definições sobre o tema saneamento rural básico (legislação); captação, proteção e armazenamento da água no meio rural; disposição adequada dos esgotos e águas servidas no ambiente rural; Identificação, classificação e separação do lixo; Compostagem; lixo químico: descarte e tríplice lavagem das embalagens;
Controle de vetores: mosquitos, baratas, barbeiro, moscas, borrachudos, mosquitos da dengue, ratos; prevenção de intoxicações domésticas;
cuidados básicos com a moradia, além de trabalhar com a ideia de embelezamento de jardins com o aproveitamento de pneus reciclados.

Os cursos contribuíram na profissionalização, integração na sociedade e melhoria na qualidade de vida das pessoas que vivem ou não no meio rural, como para os usuários dos programas ligados à Saúde (NAAB/Oficina Terapêutica). As vagas não preenchidas foram disponibilizadas para os demais interessados.