Realizada a abertura do Outubro Rosa em São Martinho

• evento ocorreu nesta terça-feira, dia 06 de outubro

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 08/10/2015 às 15:28   |   Imprimir

Na terça-feira, dia 6 de outubro de 2015, no Auditório do Posto de Saúde ocorreu a Abertura Oficial do Outubro Rosa em São Martinho - mês mundial da conscientização do câncer de mama. Na ocasião ocorreu a Palestra “Violência contra a Mulher” com a Enfermeira Andréia Oliveira da Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos.

Estiveram presentes na abertura a Prefeita Municipal Araci Irber, Vice-Prefeito Beno Ritter, Secretária Interina da Saúde Carla Dickel, Secretária da Assistência Social Adriane H. dos Santos, servidoras públicas municipais, além das cidadãs são-martinhenses.

Após a abertura oficial realizada pela prefeita Araci e pela Secretária Carla, a enfermeira Andréia apresentou o relatório da violência contra mulher no Brasil da Central de Atendimento do Ligue 180 no período de janeiro a junho de 2014: sendo que 49% das mulheres são agredidas pelos companheiros, 21% agredidas pelos cônjuges e 43,85% sofrem violência todos os dias, o tipo de violência mais relatado é a violência física (50,75%) enquanto a violência psicológica fica em segundo lugar com 32,65% de casos e que 64,05% dos filhos presenciam a violência. A enfermeira salientou que a mulher que sofre violência deve pedir ajuda, auxílio, não deixar de se intimidar, que a Lei está ao seu favor e que em primeiro lugar deve ter amor próprio, ressaltando que “amar a si mesmo é um requisito fundamental para que o Ser Humano possa vivenciar a felicidade”.

Em comemoração ao mês outubro rosa, em São Martinho, a Unidade Básica de Saúde, juntamente com a Sede Administrativa e NAAB/Oficina Terapêutica estão todas decorada com laços, balões e iluminação rosa, durante este mês, iniciativa esta da Administração em aderir a campanha internacional e sensibilizar a comunidade da importância da realização dos exames preventivos.

A Unidade Básica de Saúde convida todas as mulheres são-martinhenses a participarem da Programação do Outubro Rosa:

- Dia 13 de outubro às 19h: Roda de Conversa sobre “Prevenção do Câncer de Mama” com drª Bruna Zimmer dos Santos.

- Dia 20 de outubro a partir das 19h: Mutirão de preventivos e auriculoterapia (com prévio agendamento das interessadas).

- Dia 27 de outubro às 19h: Palestra sobre Autoestima e Sexualidade com a enfermeira Edelweiss Wächter, e logo após Momento Beleza com a esteticista Andrieli Nienov.

Participe! Outubro Rosa, EU VOU,

Um toque de amor à vida!