São Martinho participa de Reunião da Secretaria Estadual de Saúde

• São Martinho participa de Reunião da Secretaria Estadual de Saúde

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 27/01/2016 às 12:43   |   Imprimir

No dia 26 de janeiro de 2016 o secretario municipal de saúde e as agentes de combate a endemias de São Martinho estiveram participando da importante reunião que aconteceu em Ijuí. Estiveram presentes nessa reunião o Secretário da Saúde do estado João Gabbardo dos Reis e o Governador em exercício José Paulo Cairoli.

Nesta reunião foram tratadas de estratégias de monitoramento, prevenção e combate ao Aedes Aegypti responsável pela transmissão da dengue, da zika e da chikungunya.

João Gabardo alertou que o numero de notificações da dengue nas primeiras semanas de 2016 triplicou em comparação com o mesmo período de 2015. “Quando nós temos dengue significa que nós temos o mosquito, e se temos o Aedes Aegypti poderemos ter transmissão do Zika. Acabar com o mosquito é a única maneira de parar a transmissão das doenças”, explicou o secretário Gabardo.

Comentou-se a importância da criação dos Comitês Municipais Intersetoriais de Combate ao Aedes Aegypti: com a finalidade de integrar outras Secretarias Municipais no combate ao vetor, especialmente as Secretarias de Educação, Obras Públicas, Limpeza Urbana e Meio Ambiente e órgãos como Defesa Civil.

Foi apresentada a Resolução n° 012/16 – CIB/RS onde incorpora os agentes comunitários de saúde no trabalho de combate ao mosquito. Agora, as equipes de Saúde da Família realizarão ações de combate aos criadouros do inseto e de orientação sobre as doenças transmitidas pelo vetor, durante as visitas domiciliares.

O Rio Grande do Sul contara com a ajuda do Exército Brasileiro o qual encaminhará 20 mil militares para auxiliar na conscientização dos moradores, de um total de 220 mil destacados para a função em todo o país. "O estado terá mais 20 mil agentes da área da saúde e outros 20 mil técnicos de secretarias estaduais e municipais", disse Cairoli.

Não deixe água parada, combata o mosquito Aedes Aegypti.