NAAB realiza reunião para discutir a implantação de horto medicinal

  • Implantação de um horto medicinal no munícipio de São Martinho

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 03/02/2016 às 14:59   |   Imprimir

Reuniram-se no dia 29 de fevereiro a equipe do NAAB (núcleo de apoio assistência básica),Clair Toledo e Carla Dickel, farmacêutica Débora Weber, representante do ESF Andressa Rohr, equipe do NASF Luciane Ritter, Juliane Weber, Maribel Fachinetto e extensionista  da EMATER Cristieli Fagundes, oficina terapêutica Iris Lermen e Scheila Hermann para discutir a viabilidade de um horto medicinal que possa atender a população Sãomartinhense. No primeiro momento será realizada uma pesquisa de campo pelas agentes de saúde junto à população onde serão colhidas informações sobre quais plantas a população conhece e faz uso. Após serão oferecidos cursos de capacitação para os agentes comunitários de saúde e equipe responsável pelo projeto, onde serão repassadas informações sobre a fitoterapia e o uso correto das plantas medicinais na cura de doenças.

 A fitoterapia tem se tornado cada vez mais popular entre a população brasileira, é uma ciência que se ocupa do tratamento das doenças através de plantas medicinais, sendo que estão cada vez mais sendo utilizadas nos cuidados com a saúde, seja na Medicina Tradicional/Popular ou nos programas públicos de fitoterapia, no SUS com mais de 20 anos de existência. Mas é importante saber que as plantas, assim como os medicamentos devem ser usados com cautela e de modo correto, é importante informar-se corretamente antes de se tratar com uma planta. Há inúmeros medicamentos no mercado que utiliza em seus rótulos o termo “produto natural”. Eles prometem, além de maior eficácia terapêutica, ausência de efeitos colaterais e grande parte desses medicamentos utiliza plantas da flora estrangeira ou brasileira como matéria-prima e possuem diversas finalidades: acalmar, cicatrizar, expectorar, engordar, emagrecer e muitos outros.

É considerada fitoterápica toda preparação farmacêutica (extratos, tinturas, pomadas e cápsulas) que utiliza como matéria-prima parte de plantas, como folhas, caules, raízes, flores e sementes, com conhecido efeito farmacológico. O uso adequado dessas preparações traz uma série de benefícios para a saúde humana ajudando no combate a doenças infecciosas, disfunções metabólicas, doenças alérgicas e traumas diversos, entre outros. Associado às suas atividades terapêuticas está o seu baixo custo; a grande disponibilidade de matéria-prima (plantas), principalmente nos países tropicais; e a cultura relacionada ao seu uso. 

As plantas são empregadas para fins medicinais há milhares de anos. É de grande importância conscientizar a população sobre o uso adequado das plantas e medicamentos naturais. 

      Conhecer é poder. Neste caso, um poder que pode trazer mais vida ao homem ou melhorar sua qualidade de vida.