RELÓGIO DO CORPO HUMANO

• PROGRAMA FITOSAÚDE

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 20/07/2018 às 10:49   |   Imprimir

“Esse horto medicinal é o Relógio do Corpo Humano, onde são cultivadas plantas medicinais  que auxiliam no tratamento da doença do órgão representado. Essa teoria diz que é preciso, na medida do possível, usar essas plantas nas horas indicadas pela medicina chinesa, para obter a cura ou alívio dos sintomas deste órgão”.

Hoje em dia a população está cada vez mais dependente do uso de medicamentos. Sabemos que em alguns casos, somente a medicação pode ajudar, porém em outros casos, como para dores no estômago, diurético, calmante entre outros, existem plantas que podem nos auxiliar no alívio de sintomas e é essa medicina alternativa que está sendo implantada no município de São Martinho.   No ano de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde de São Martinho deu início ao Programa Fitosaúde,  Coordenado pela Farmacêutica Débora Weber, dentista Andressa Rohr e enfermeira Rejani Delaflora Guth. Em agosto de 2017, o horto municipal começou a ser construído, com o intuito de cultivar chás de uso popular, para que as pessoas possam conhecer a planta e sua correta utilização. Esta construção contou com apoio da Emater e da Secretaria Municipal da Agricultura. O projeto também contou com a parceria das mulheres do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que fizeram a Doação das Mudas, durante o IV Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais realizado em São Martinho em 2017.

Além do horto medicinal, a equipe do Programa Fitosaúde  tem elaborado folders informativos sobre chás, orientando a população sobre os efeitos terapêuticos, posologia, modo de usar e cuidados com a planta. Esses folders são distribuídos pelos agentes comunitários de saúde,  grandes parceiros nesse programa, levando a cada família essa informação em suas visitas.

Ressaltamos que o horto é e foi construído para melhorar o conhecimento referente às plantas, não tem o intuito de distribuir mudas, visto que ele é pequeno e se houver distribuição a planta não se manterá.              ( Fonte: Equipe Fitosaúde SMS-São Martinho)