SÃO MARTINHO ATINGE METAS DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO

  • EQUIPE DE PROFISSIONAIS DARÃO CONTINUIDADE À CAMPANHA

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 10/09/2018 às 08:52   |   Imprimir

        A Secretaria Municipal de Saúde de São Martinho informa à população de que o Ministério da Saúde prorrogou a CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO 2018 até o dia 14 de setembro.

            O Estado do Rio Grande do Sul está com a cobertura vacinal de 85,9% para Poliomielite e 85,6% para o Sarampo, sendo assim ainda não atingiu a meta preconizada. Dessa forma, também prorrogará a Campanha, conforme orientação do ministério.

            O município de São Martinho, no dia 31 de agosto, atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, graças ao trabalho de parceria entre os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, o apoio das escolas (Tia Mercedes e Michels) e aos pais  que se conscientizaram da importância das vacinas para seus filhos.

             Além do mais, nosso município possuiu 100% de cobertura das Equipes de Estratégia de Saúde da Família. Os agentes comunitários de saúde nos forneceram a relação de todas as crianças, tornando possível identificar as que ainda não se vacinaram. A meta dada pelo Ministério da Saúde foi alcançada, porém ainda há crianças de 1 ano a menores de cinco anos de idade (1 a 4 anos 11meses e 29 dias), que não vieram se vacinar.

            Considerando que o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Capítulo I, do Direito à Vida e Saúde ressalta: É OBRIGATÓRIA A VACINAÇÃO DAS CRIANÇAS NOS CASOS RECOMENDADOS PELAS AUTORIDADES SANITÁRIAS. Solicita-se  aos pais ou responsáveis que ainda não trouxeram seus filhos para vacinação,  tragam o quanto antes para protegê-las contra essas doenças.

            COM PROTEÇÃO AS DOENÇAS NÃO VOLTARÃO! A melhor e mais segura forma de prevenção contra o Sarampo e a Poliomielite é a vacinação. Vamos todos juntos combater essas doenças e garantir a infância saudável e protegida para nossas crianças.

 

Equipe de imunizações da SMS de São Martinho