V Conferência Municipal da Saúde realizada em São Martinho

• evento ocorreu na sexta-feira, 19 de junho

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 25/06/2015 às 11:37   |   Imprimir

Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, aconteceu, na sexta feira, 19 de junho, a V Conferência Municipal de Saúde de São Martinho, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.

Antecipando a Conferência, durante os meses de março, abril e maio ocorreram as Pré-Conferências da Saúde em várias localidades do interior do município e cidade buscando a interação com os usuários para levantar a questões do SUS no município preparando pontos a serem discutidos na plenária final.

Estiveram presentes na V Conferência: a Prefeita Municipal Araci Irber, Vice-prefeito Beno Ritter, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Lenir Backes, Secretário da Saúde e Presidente do Conselho Municipal de Saúde Mauri Luft, representando a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde-Ijuí Carolina Reinehr, e o conferencista Juarez Zanella de Jesus.

A V Conferência também contou com ampla participação de conselheiros de saúde, servidores e usuários do sistema municipal de saúde que debateram e aprovaram as principais diretrizes e ações para formulação dos planos de saúde no âmbito municipal. Pois, através da conferência, buscou-se contribuir e promover mudanças no Sistema Único de Saúde e, construir uma saúde de melhor qualidade no nosso município.

Ao final da Conferência, os presentes elegeram os delegados que participarão da 7ª Conferência Estadual que acontece nos dias 18 a 20 de setembro, em Porto Alegre. Iris Lermen e Lori Ana Heck (titulares), Edison Unser e Clerison Marchesan (suplentes) representarão os usuários; Maribel Fachineto e Carla Dickel (suplente) os funcionários da saúde e Mauri Luft e Lenir Foleto Backes (suplente), representarão a administração municipal.

A Secretaria municipal de saúde agradece a todos que participaram desse evento e que de alguma forma contribuíram para que o mesmo fosse um sucesso.