Programa Saúde na Escola (PSE)

• são realizados Teste de Acuidade Visual, Avaliação Antropométrica (Peso e Altura) e Saúde Bucal com os alunos

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 03/09/2015 às 10:43   |   Imprimir

A terceira edição do Programa Saúde na Escola (PSE) é realizada em São Martinho; o Programa tem por objetivo contribuir para o fortalecimento de ações que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

A equipe da Unidade Básica de Saúde está visitando a Escola Municipal Padre Antonio Michels e nestas visitas são realizados Teste de Acuidade Visual, Avaliação Antropométrica (Peso e Altura) e Saúde Bucal para identificação de agravos que necessitam de intervenção especializada.

O Programa Saúde na Escola (PSE), Política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007, e em São Martinho no ano de 2013. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover o desenvolvimento pleno desse público, aproveitando o espaço privilegiado da escola para práticas de promoção e prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz.

Todas as Escolas da Rede Municipal de ensino vão receber ações do Programa Saúde na Escola, um programa que a Prefeitura de São Martinho realiza em parceria com o Ministério da Saúde.

Desde o início do PSE, os alunos que foram diagnosticados com problemas de visão e obesidade, entre outros, tiveram encaminhamento para tratamento no SUS – Sistema Único de Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde.